Serviços

Valorização Agrícola de Lamas

Após a aprovação do Plano de Gestão de Lamas (PGL), nos termos do referido no Decreto-Lei n.º 276/2009, de 2 de Outubro, a Bioenergias está autorizada a exercer a atividade de utilização agrícola de lamas de depuração.

A empresa exerce a sua atividade nesta área de acordo com o disposto no Decreto-Lei n.º 276/2009, de 2 de outubro, que estabelece o regime de utilização de lamas de depuração em solos agrícolas e foca-se na “aplicação, em solos agrícolas, de lamas de depuração provenientes de estações de tratamento de águas residuais domésticas, urbanas, de atividades agro-pecuárias, de fossas sépticas ou outras de composição similar, designadas de lamas” e define também quais os parâmetros de aceitabilidade e os requisitos de qualidade para as lamas.

Compostagem

A compostagem surge no seguimento da missão da Bioenergias em valorizar resíduos orgânicos. Este processo é primordial quando pensamos em sustentabilidade ambiental, visto ter grande peso no desvio da matéria orgânica não estabilizada enviada para aterro, além de que apoia o cumprimento do Decreto-Lei n.º 183/2009, que estabelece o regime jurídico da deposição de resíduos em aterro e restringe, num futuro próximo, a deposição de matéria orgânica biodegradável em aterro (“até julho de 2020 os resíduos urbanos biodegradáveis destinados a aterro devem ser reduzidos para 35% da quantidade total, em peso, dos resíduos urbanos biodegradáveis produzidos em 1995”).

A compostagem é um processo de tratamento na qual os componentes orgânicos se decompõem biologicamente (oxidação biológica dos compostos orgânicos), em condições aeróbias controladas, até se alcançar um estado que permita a sua manipulação, o seu armazenamento e/ou a aplicação em solos agrícolas.

Recolha e Tratamento de Resíduos

Através dos seus parceiros, a Bioenergias. tem capacidade para responder à necessidade de recolha e transporte rodoviário de resíduos não perigosos, oferecendo um leque de viaturas devidamente adaptadas com os mecanismos necessários (polibene e multibene), assim como colaboradores devidamente formados.

Armazenamento temporário

A Bioenergias possui licenciamento para armazenamento temporário de resíduos no parque da Figueira da Foz.

Investigação & Desenvolvimento

A Bioenergias está igualmente empenhada na investigação e desenvolvimento de novas soluções para o sector onde opera.

Recentemente, foi aprovado pela DGAE o licenciamento de um corretivo alcalinizante e orgânico para oferta no mercado, em conformidade com o Decreto-Lei n.º 103/2015.

Este corretivo permitirá o aumento do pH de solos muito ácidos a ácidos, aumento da fertilidade dos solos e correção de problemas de nutrição mineral, sendo especialmente recomendado para culturas arbóreas/arbustivas, hortofrutícolas/horto-industriais e arvenses.